MODA E SUSTENTABILIDADE, você sabe o que é isso? 

“sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”- fonte Wikipedia.

E, há sustentabilidade na moda? Sim, na verdade esse assunto tem sido bem recorrente no mundo da moda. Mas, porquê? O planeta está super lotado, as pessoas adquiriram maior poder de compra e desejo por isso, sendo assim as lojas se aproveitaram disso e começaram a produzir de maneira frenética.

MODA E SUSTENTABILIDADE NO BRASIL.

Vendo essa produção enlouquecida principalmente nas Fast Fashion nos leva a pergunta: Essa produção toda tem caminhado corretamente? Bom, nem tanto assim, infelizmente.

Há um documentário bem interessante, até um pouco desanimador, que tem como temática a péssima condição de trabalho e desenvolvimento de uma coleção, o nome é TRUE COST, você encontra no Netflix.

10-motivos-para-ver-the-true-cost-EAB-capa

O True Cost nos faz repensar na forma que consumimos, que diversas vezes é de modo desgovernado e sem nenhuma necessidade. O que muitas vezes saí barato para nós, para quem passou horas produzindo sai quase ZERO!! Muitas dessas grandes indústrias possuem trabalho escravo.

*Lembra do caso da ZARA: http://veja.abril.com.br/economia/zara-admite-que-havia-trabalho-escravo-em-sua-cadeia-produtiva/.

MODA E SUSTENTABILIDADE:

O Brasil ainda está entre as maiores  porcentagem de envolvimento com o trabalho análogo ao escravo, no quesito produção de roupas. Mas, o que é trabalho análogo ao escravo? É quando o empregador submete o empregado a condições de trabalho que desrespeitam a Constituição Federal, a CLT, a norma da OIT a ética e moral.

Recentemente veio para o Brasil o evento Fashion Revolution Week, algo que descobri essa semana e me encantou.

A Fashion Revolution Week começou em Londres logo após o acidente trágico em Bangladesh quando o prédio de uma indústria têxtil desabou e matou muitos trabalhadores que vivem em  péssimas condições de trabalho.

captura-de-ecracc83-2017-04-24-as-16-25-34_770x433_acf_cropped-1

O slogan I made your clothes (Eu fiz suas roupas) quer mostrar ao mundo que por traz do que vestimos há PESSOAS que dedicam seu tempo, talento criando/costurando/bordando nossas peças.

E, o grande debate da Fashion Revolution Week é conscientizar nos consumidores e também os produtores que por traz de uma peça de roupa que muitas vezes é BEM barata numa loja de departamento, ou é BEM cara nas lojas convencionais pode ter esse tipo de abuso. 

Por isso a questão da sustentabilidade na moda tem sido tão discutida. É preciso valorizar o profissional, saber que há por trás de uma roupa uma pessoa, uma família que necessita sobreviver dignamente.

Foto do site Fashion Revolution Week

Acredito que como eu, você também irá se interessar em conhecer mais sobre esse tema e é claro, se conscientizar ainda mais. Precisamos consumidor com inteligência. Conheça mais sobre a Fashion Revolution clique AQUI . 

Share: